O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, e o gestor do projeto IDANHA1000, João Abrantes, participaram no passado mês de março, em Macau, no evento “Novas Oportunidades de Investimento”, onde destacaram o potencial cultural do concelho perante mais de 260 empresas chinesas.
A convite da Goodland Europe, Idanha-a-Nova foi representada num evento internacional que reuniu centenas de empresas interessadas em investir no setor cultural português.
A presença no território especial da China permitiu dar visibilidade a vários projetos que, no seu conjunto, de acordo com a autarquia “têm capacidade para captar mais de 20 milhões de euros de investimento” privado para o concelho.
Durante a sessão, foi evidenciado o papel crucial das comunidades locais — músicos, artistas, associações e instituições — no esforço contínuo de preservar e valorizar a identidade cultural de Idanha.
De acordo com o município idanhense, a cultura deve ser entendida não apenas como um bem a proteger, mas como um setor estratégico para o desenvolvimento económico e social do território.
A apresentação foi também uma oportunidade para reforçar a imagem de Idanha-a-Nova como território criativo de referência internacional, com uma forte ligação entre tradição e inovação.