“Espero bem que sim, nós estamos já numa fase de candidatura, depois de muito tempo e do trabalho que fizemos, não só na vila, mas também nas freguesias. Este ano, com o terminar desse levantamento em todas as freguesias, reunimos um dossier muito interessante.”
Em entrevista ao programa “Flagrante Direto” da RCB, o presidente da Câmara Municipal de Penamacor, falou da importância do registo da marca Penamacor Vila Madeiro, da promoção a ela associada e da dinâmica que o evento leva à vila durante o mês de dezembro. Uma aposta ganha, considera o autarca penamacorense.
“Hoje, do ponto de vista turístico, tornou-se um grande evento regional e quase nacional, em que durante todo o mês de dezembro a nossa hotelaria e restauração sente essa onda positiva e isso é importante porque temos de olhar também para a questão económica.”
O próximo passo é obter a classificação da tradição do madeiro como Património Imaterial.
“É uma marca que tem de ficar, se conseguirmos classificar o madeiro porque ele faz parte de todos nós. Estamos a falar de todos os usos e costumes, do ponto de vista imaterial, associados ao madeiro, porque é muito mais importante do que fazer simplesmente o madeiro. A componente imaterial é aquela que queremos valorizar.”