No âmbito da operação de fiscalização rodoviária levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 27 e 31 de dezembro, foram fiscalizados nas estradas portuguesas mais de 50 mil condutores. Quase duas centenas foram detidos por condução com excesso de álcool.
Dos cerca de 52 mil condutores fiscalizados, 293 conduziam com excesso de álcool no sangue, avança a autoridade. Destes, 180 foram detidos por conduzirem com taxa igual ou superior a 1,2 g/l.
Das mais de 11 mil contraordenações rodoviárias detetadas pela GNR ao longo destes cinco dias, 113 foram por excessos de álcool. Mas não só.
A maioria, quase três mil, foram por excesso de velocidade, enquanto que o uso indevido do telemóvel durante a condução foi motivo para 161 contraordenações.
Ao todo, registaram-se 787 acidentes de viação, do qual resultaram cinco vítimas mortais. Nenhuma na região da Beira Interior.
Os números fazem parte dos dados provisórios do balanço da operação “Natal e Ano Novo” 2024/2025, avançados esta quarta-feira.