Uma das novidade é a introdução do saxofone em concurso, concretizando, assim, um objetivo que a Academia de Música e Dança do Fundão, há muito perseguia.
“Nós já há muito tempo que andávamos a pensar na introdução de um instrumento de sopro e o saxofone é, talvez, aquele que, na nossa escola, tem tido maior procura”, explica João Correia, em entrevista à RCB. Além do saxofone, a guitarra, “que já é uma velha conhecido do concurso”, também fará parte da edição deste ano.
No próximo ano estará de regresso o violino e o piano e as variantes serão alternadas todos os anos. O regresso dos quatro instrumentos ao festival será, provavelmente, quando o Cine Teatro Gardunha estiver concluído.
Segundo João Correia, o Festival Internacional Cidade do Fundão contará com a presença de mais de uma centena de participantes, “nós temos várias vertentes, pela primeira vez vamos ter um estágio da orquestra de saxofones, alguns dos elementos que vêm participar no estágio também serão concorrentes, mas, a maioria não são. Deveremos ter envolvidos, entre o concurso, o estágio e as masterclasses, entre 100 a 120 jovens.”
Os participantes vêm de todo o país, mas também de outros países como Espanha, França ou Suíça.
Para João Correia, este Festival é já uma referência, não só por ser um dos primeiros, mas também porque nunca se desviou do objetivo principal “nós nunca perdemos de vista a visão do que era este concurso, uma visão pedagógica, formativa, de crescimento dos jovens enquanto músicos. Mais tarde eles vêm reconhecer que este passo foi extremamente importante.”
Todos os dias do Festival Internacional Cidade do Fundão haverá um concerto, à noite, aberto ao público, gratuito, mas de reserva obrigatória, à exceção do último dia, 6 de julho, às 10h, quando se realiza o concerto dos laureados do 24º Concurso Internacional Cidade do Fundão, nas variantes de guitarra e saxofone, com a entrega de prémios aos diversos escalões a concurso.
O Festival tem um orçamento de 35 mil euros, financiado sobretudo pela Santa Casa da Misericórdia, entidade promotora da Academia, e o Município do Fundão, contando ainda com o apoio várias empresas.
Para falar do Festival Internacional Cidade do Fundão e da Academia de Música e Dança do Fundão, o seu diretor, João Correia, é um dos convidados do programa “Flagrante Direto” da RCB no próximo fim de semana.