O Centro Cultural Raiano acolhe este sábado, 14 de dezembro, às 21h30, o espetáculo “25 de abril de 1974” da companhia Mala Voadora, com texto e encenação de Jorge Andrade. No dia anterior, a peça é levada aos alunos do concelho de Idanha-a-Nova, sendo ambas as sessões seguidas de uma conversa com o público.
Com interpretação de José Neves, o espetáculo inspira-se no filme de John Smith “The Girl Chweing Gum”, onde o realizador sobrepõe a imagens captadas numa rua de Londres, uma voz que parece dar instruções para o que acontece. No fundo, fazendo parecer que a movimentação da rua é pré-determinada pelo artista.
Em “25 de abril de 1974” acontece o mesmo. As imagens dessa revolução servem de base à criação de Jorge Andrade, como se a revolução fosse a encenação de um artista.
Além de dar a conhecer os factos que garantiram a instauração de um regime democrático em Portugal, através de imagens documentais, a peça evidencia os mecanismos da construção ficcional, da construção de realidades manipuladas.
O espetáculo teve Joaquim Furtado como consultor, tendo estrado em abril deste ano no MAAT, em Lisboa. Já passou por vários pontos do país, incluindo na cidade do Fundão, no passado mês de novembro, e agora entra em cena no Centro Cultural Raiano.
Esta circulação enquadra-se no projeto “Próxima Cena”, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação “La Ciaxa”, em colaboração com o BPI.
A apresentação é de entrada gratuita.