Estão agendadas para o próximo sábado duas manifestações, nas cidades do Fundão e de Castelo Branco, contra a construção de mega centrais solares na Beira Baixa. A organização da iniciativa apela a todos os cidadãos para que façam ouvir a sua voz, dado que esta é a última iniciativa que vai ser realizada antes do final do período de consulta pública sobre a instalação do projecto “Sophia” que termina a 20 de Novembro.
No caso do Fundão, a concentração decorre a partir das 14h00 no Largo da Estação e os participantes vão subir a Avenida da Liberdade. Já em Castelo Branco a concentração decorre a partir das 17h00 no Campo dos Mártires da Pátria, junto ao Cine Teatro Avenida.
De acordo com os promotores do evento “as mega centrais fotovoltaicas vão destruir o solo, os ecossistemas e as comunidades locais” e este “é o momento de dizer basta”, deixando um forte apelo à mobilização das populações para aderirem a estas acções uma vez que são as últimas iniciativas antes de terminar, no próximo dia 20 de Novembro, o período de consulta pública sobre a instalação do projecto “Sophia” que abrange território dos municípios do Fundão, Idanha-a-Nova e Penamacor.














