O município de Manteigas recebeu hoje a distinção de “Melhor vila turística”, nos prémios da Organização Mundial de Turismo. São duas das 54 vilas reconhecidas pela sua dedicação à sustentabilidade nas dimensões económica, social e ambiental. O mesmo galardão foi atribuído a Sortelha (Sabugal)
Manteigas: O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal, Flávio Massano, nas suas redes sociais. O edil mostra-se “contente” e “orgulhoso” desta distinção e diz, num vídeo publicado, que é um prémio “merecidíssimo” de todos os manteiguenses, “aqueles que dão tudo por manteigas, para bem receber, para lhes explicarmos e darmos a conhecer um pouco melhor o que são as nossas origens, as nossas raízes”.
Flávio Massano espera ainda que o prémio atribuído pela Organização Mundial de Turismo seja “o início de uma nova jornada” para o município, que está “sempre a caminhar os trilhos da sustentabilidade, da excelência turística” e que seja também “um incentivo” para todos continuarem a orgulhar-se de “receber tanta gente” naquele território.
Também Sortelha, no concelho do Sabugal (Guarda) recebeu o mesmo prémio. É terceira vez consecutiva que uma “Aldeia Histórica” é distinguida pela OMT. Em 2021 foi Castelo Rodrigo e em 2022 a aldeia de Castelo Novo (Fundão).
O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, esteve presente na cerimónia que decorreu em Samarcanda (Uzbequistão). Nas redes sociais do município o autarca congratula-se com a distinção. “Esta é uma excelente notícia para as Aldeias Históricas de Portugal, para Sortelha e para o concelho do Sabugal. Representa um reconhecimento de muitos anos de valorização dos recursos fundadores da Rede Aldeias Históricas de Portugal, uma das mais relevantes da nossa região e do país. Acreditamos que a inigualável beleza da Aldeia Histórica de Sortelha, nomeadamente o seu património arquitetónico e natural, a mobilidade e acessibilidade foram temas valorizados pelo júri da Organização Mundial do Turismo. Esta distinção servirá, sem dúvida, como um novo impulso na atração turística para Sortelha, para a Rede das Aldeias Históricas de Portugal e para a região, assim como para o investimento privado em Sortelha” refere o edil.
O prémio de Melhores Aldeias Turísticas da OMT reconhece destinos rurais que demonstram o seu compromisso com a sustentabilidade em vários setores, destacando as aldeias que alavancaram o turismo como um catalisador para o desenvolvimento e para incentivar os viajantes a explorar locais rurais mais pequenos.
De 260 candidaturas, o município de Manteigas é uma das 54 aldeias reconhecidas com esta distinção. Os prémios foram entregues na manhã desta quinta-feira, na 25ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, no Uzbequistão.