A companhia aérea TAP batizou o seu novo Airbus A320-251N (CS-TVN) com o nome Manuel Cargaleiro, em homenagem ao pintor e ceramista que faleceu no dia 30 de junho de 2024.
Manuel Cargaleiro, natural de Chãos das Servas, localidade do concelho de Vila Velha de Ródão (no distrito de Castelo Branco), que deixou um vasto legado no mundo das artes a nível nacional e internacional e cuja a sua ligação a Castelo Branco e à região foi perpetuada desde 2005 com a construção do Museu/ Fundação Cargaleiro, dá nome ao novo avião da transportadora aérea nacional TAP.
O avião Manuel Cargaleiro, realizou no dia 24 de outubro, o seu primeiro voo ( TP1823) para os Açores, nas Lajes, oriundo de Lisboa.
A Fundação Manuel Cargaleiro recorda que a vida artística de Manuel Cargaleiro desenrolou-se entre vários países, nomeadamente Portugal, França e Itália, onde o artista, acompanhando da sua companheira e pilar de vida, Isabel Brito da Mana, viajavam habitualmente através da TAP.
“É uma honra para a Fundação Manuel Cargaleiro, ter o artista a sobrevoar o mundo, onde deixou uma vasta e admirável obra”, sustenta a Fundação com o nome do ceramista, sediada em Castelo Branco.