O escritor covilhanense Manuel da Silva Ramos está de regresso às livrarias com “Os Cosmólogos Não Vão Para O Céu”. Um romance publicado pela associação cultural CISMA que será lançado no próximo dia 31 de maio, às 11h30, na biblioteca municipal Eugénio de Andrade, no âmbito dos Encontros de Cinema do Fundão.
Depois de mais de trinta obras publicadas, Manuel da Silva Ramos regressa com uma nova ficção que mistura sátira política, humanidade e uma homenagem à Beira Baixa.
“Os Cosmólogos Não Vão Para o Céu” é um “hino de louvor” à Beira Baixa e às suas gentes e paisagens, mas também um “libelo acusatório contra um partido de extrema-direita que, cinquenta anos depois do 25 de abril, intenta rejuvenescer um fascismo que julgávamos definitivamente erradicado”.
A história acompanha Pedro Ribeiro, professor de Cosmologia, que abandona Lisboa depois de uma tragédia pessoal. No Fundão, vai reencontrar-se com a vida.
A apresentação do livro está a cargo da historiadora Raquel Varela e do professor Jorge Ferreira, um dos editores da obra.
Esta é a segunda colaboração de Manuel da Silva Ramos com a CISMA, depois da reedição de “Café Montalto” em 2022. A associação cultural da Covilhã soma com este lançamento o seu quarto título editado.