O docente da Universidade, Manuel Lemos, dirige o órgão que representa todos os médicos endocrinologistas do país. O médico foi eleito, em setembro, presidente da Direção do Colégio da Especialidade de Endocrinologia da Ordem dos Médicos (OM).
O Colégio da Especialidade de Endocrinologia da Ordem dos Médicos representa os cerca de 300 médicos especializados nesta área em Portugal. A nova direção tomou posse a 3 de outubro, para o triénio 2023-2026.
Citado numa nota enviada pela UBI aos órgãos de comunicação social, o docente refere que foi com grande honra e satisfação que recebeu a notícia da sua eleição para o cargo. “O reconhecimento pelos pares é sempre um motivo de orgulho e fiquei muito sensibilizado pela confiança que os médicos endocrinologistas portugueses depositaram em mim”, sublinha o docente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI (FCS-UBI).
Formado em Medicina pela Universidade de Coimbra e doutorado pela Universidade de Oxford (Inglaterra), Manuel Lemos é Professor Catedrático na FCS-UBI e coordenador do grupo de investigação “Hormonas e Metabolismo”, do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI), que se dedica às causas genéticas das doenças endócrinas.
Entre os objetivos para este mandato, Manuel Lemos refere que a direção que preside “está empenhada em consolidar o papel da Endocrinologia no país”. O docente sublinha ainda a necessidade de atuar na facilitação do acesso dos pacientes a esta especialidade, em especial em zonas do Interior do país, mencionando que espera, durante o mandato, “contribuir para reduzir estas desigualdades e promover o crescimento da especialidade em regiões carenciadas, como é o caso da Beira Interior”.
Constituída pela Ordem dos Médicos (OM) em 1956, com Direções do Colégio a partir de 1981, a Especialidade de Endocrinologia e Nutrição visa o estudo das alterações funcionais ou estruturais das glândulas endócrinas e do sistema endócrino difuso. Diabetes, doenças da tiroide e obesidade, que se estima que afetem atualmente mais de 50% da população portuguesa, são algumas das mais conhecidas e frequentes perturbações hormonais diagnosticadas e tratadas por esta especialidade.