O treinador do Penta Clube da Covilhã, esteve no Campeonato do Mundo de Masters em Pista Coberta, na modalidade de atletismo, que se realizou de 27 a 31 de março, no estado norte-americano da Flórida.
Amaro Teixeira, esteve presente em Alachua, em representação de Portugal (FPA), mesmo sem apoios logísticos e financeiros, da FP Atletismo, competindo, dias 28 e 30 de março, nas provas de 3000m (pista curta) e 10km em estrada, respectivamente, tendo obtido de forma categórica duas medalhas de ouro.
Em declarações à RCB, o atleta/treinador, de 35 anos, começa por referir que “é sempre um orgulho representar Portugal, onde nestas competições de Masters, na parte do atletismo, pronto, é, mesmo sem apoios por parte da federação, nós é que temos de arranjar as nossas próprias verbas, é habitual que isto acontece, mas torna as coisas mais difíceis, onde por exemplo, por baixo, tive um orçamento de €1.500, para poder estar lá a competir, juntamente com mais 6 atletas, dos 10 que inicialmente estavam para ir. de referir que na Marcha Atlética fui o único português a participar. Estas conquistas são incríveis, é fruto do trabalho de alguns anos, na qual tenho vindo a dedicar-me à marcha atlética e pronto, é mesmo fantástico conseguir ser campeão do mundo no atletismo master, pois, não deixam de ser medalhas de ouro, no meu escalão GI-35-39 anos, num campeonato do mundo, mesmo não sendo Jogos Olímpicos”. Disse.
O açoriano, natural do Faial, conclui dizendo que ” foi bom, foi difícil e está o objectivo alcançado, isto é, chegar lá e ganhar e que venham as próximas”. Afirmou Amaro Teixeira.
Por último, salientar que o atleta que reside na Covilhã e estudou na UBI, junta estes dois títulos mundiais aos resultados obtidos no Mundial de 2024, na Suécia, onde conquistou 4 medalhas (3 prata e uma bronze), na modalidade.