Está formalmente constituída a primeira “Aldeia Segura Pessoas Seguras” do concelho de Penamacor. Na segunda-feira, 27 de março, com a presença da população, decorreu no edifício de eventos de Meimão, local já identificado e sinalizado como refúgio/abrigo, a sessão que oficializou a decisão.
Com recurso a vídeos demonstrativos, foram dados esclarecimentos sobre os objetivos do programa Aldeia Segura Pessoas Seguras, “por forma a sensibilizar e instruir a população para os comportamentos a adotar em caso de incêndio”, refere o município de Penamacor em comunicado.
Nesta ocasião foi ainda dado a conhecer o Oficial de Segurança Local, que, entre outras funções, servirá como elemento “chave” e facilitador na operacionalização do programa.
O programa Aldeia Segura Pessoas Seguras foi criado em 2017 para criar zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas “identificando os pontos críticos e locais de refúgio, e visa ainda promover a sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco e para a adoção de medidas de autoproteção e de preparação face a incêndios rurais, por forma a reforçar a sua segurança”, recorda a CMP..