A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, esta segunda-feira, pelas 11:30h, no aeródromo de Castelo Branco, visitam meios aéreos de combate a incêndios financiados pela União Europeia no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil (RescEU).
Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que estes meios da frota aérea europeia de combate a incêndios – uma parelha de aviões anfíbios Fire Boss – ficam pré-posicionados em Portugal, como reserva para apoiar de forma mais rápida as autoridades portuguesas e espanholas em caso de necessidade.
Estes meios envolvem um investimento da ordem dos 2,5 milhões de euros, 75% dos quais financiados por Bruxelas, e permitem que Portugal tenha pela primeira vez aeronaves integradas no RescEU, destaca o MAI.
Portugal é um dos vários países da UE com meios aéreos europeus pré-posicionados para reforçar a capacidade de resposta rápida aos incêndios rurais neste período do ano, a par de meios terrestres que, no caso português, são oriundos da Finlândia.