Tem estreia marcada para o próximo domingo um espectáculo de dramaturgia inspirado na obra da escritora covilhanense Maria Mello Giraldes. O trabalho resulta de um projecto de investigação que teve como ponto de partida o trabalho da autora, que estudou na Covilhã até aos 15 anos e se dedicou à escrita de poemas e contos.
A iniciativa está inserida no ciclo de autores da Covilhã, desenvolvida através da biblioteca municipal, e é dedicada a quatro escritores covilhanenses. A Maria Mello Giraldes vão juntar-se António Alçada Baptista, Ernesto Melo e Castro e José Marmelo e Silva.
O trabalho dedicado a Maria Mello Giraldes contou com a coordenação da associação cultural “Um Colectivo”, em colaboração com a “Silly Season” e o Teatro Estúdio Fontenova, e integra a investigação “Ventriloquia”, que promove a pesquisa do espólio de literatura erudita, literatura e quotidiana, bem como do património oral de autoria feminina e em língua portuguesa do século XX.
A primeira fase do projecto consistiu numa residência literária desenvolvida nas escolas do ensino secundário da Covilhã e incluiu a realização de sessões que tinham como base textos inéditos da autora e nas quais participaram membros das companhias artísticas envolvidas, além de covilhanenses e da comunidade de leituras nómadas e que permitiram dar a conhecer a obra da autora.
Numa segunda etapa foi criado o espectáculo e o lançamento da primeira antologia da obra de Maria Mello Giraldes, “Obra Reunida”, que decorreu no passado mês de Julho no âmbito das comemorações do 107º aniversário da biblioteca da Covilhã. Um trabalho que foi complementado com a exposição “Linhas de Luz”, de trabalhos que foram desenvolvidos por alunos dos cursos de artes da escola secundária Campos Melo, com base em textos inéditos da autora.
A apresentação do espectáculo ao público, que vai culminar este trabalho, decorre no próximo domingo a partir das 18h30 na biblioteca municipal da Covilhã. O trabalho tem dramaturgia de Ricardo Boléo e interpretação de Carlos Mil-Homens e Cátia Terrinca. No dia seguinte vão ser apresentadas mais duas sessões, direccionadas para a comunidade educativa.