O presidente da faculdade de ciências da Saúde da universidade da Beira Interior faz parte da comissão técnica independente que foi criada pelo ministério da saúde para estudar as unidades locais de saúde de cariz universitário (ULSU).
O grupo de trabalho é presidido pelo ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes, e vai centrar-se na relação destas estruturas com o ensino médico, a formação e a investigação. A comissão técnica independente é composta 17 especialistas em representação de universidades e unidades locais de saúde de cariz universitário onde é leccionado o curso de medicina.
Em comunicado, a UBI refere que esta comissão deve “avaliar o actual modelo de funcionamento das unidades locais de saúde de cariz universitário e analisar a sua articulação com as instituições de ensino superior e de investigação assim como com os diferentes agentes e entidades de prestação de cuidados de saúde”.
O organismo deve também “apresentar modelos e estratégias de articulação sinérgicas ao nível do ensino, da formação e da investigação nas unidades locais de saúde de cariz universitário, bem como a sua integração e articulação no quadro das redes de referenciação local, regional e nacional do serviço nacional de saúde”.
A comissão vai apresentar um relatório preliminar de seguimento até 30 de Novembro e um relatório final até 31 de Dezembro. Identificar as melhores práticas nacionais e internacionais para serem adaptadas ao contexto e realidade das unidades locais de saúde universitárias e apontar recomendações e orientações estratégicas no relatório final são outras das metas desta comissão.