O ministério da agricultura e pescas procedeu a um reforço de cerca de 126 milhões de euros em diversos avisos do programa de desenvolvimento rural 2014-2020 na componente de investimento com o intuito de dar resposta à procura registada, que superou as dotações inicialmente disponibilizadas.
Em comunicado, a ministra da tutela sublinha que, “procuramos, a todo o tempo, soluções, dentro do conjunto de instrumentos financeiros disponíveis, que possam ajudar a mitigar os efeitos das sucessivas crises que têm afectado a produção nacional. Soluções que possam, também, fomentar o desenvolvimento sustentável do setor e promover a valorização e a revitalização dos territórios”.
Maria do Ceu Antunes acrescenta que “foi nesse sentido que garantimos este reforço em diversos avisos do PDR2020 direcionados ao investimento, ambicionando corresponder às expectativas de todas e de todos que se candidataram a apoios relacionados com a exploração agrícola transformação e comercialização de produtos, instalação e prémio para jovens”.
A governante sustenta que “este reforço de cerca de 126 milhões de euros é um sinal claro de que estamos ao lado dos agricultores e de todo o sector, conseguindo desta forma corresponder a uma procura que superou as dotações iniciais”. Maria do Céu Antunes refere anda que “para a instalação de jovens agricultores, são mais de 28 milhões de prémio e apoio ao investimento em territórios vulneráveis, pretendendo desta forma contribuir para a concretização de objectivos que passam pela coesão territorial, pelo combate à desertificação e despovoamento e pela viabilização das explorações agrícolas”.