Este ano, o festival Míscaros, organizado pela Liga dos Amigos do Alcaide em parceria com a Junta de Freguesia e o município do Fundão, está inserido na primeira edição do “Mês do Cogumelo” que se realiza de 17 de novembro a 8 de dezembro. O tema desta edição é a reciclagem, presente em toda a decoração do Míscaros 2023.
É a grande novidade deste ano. Pela primeira vez, a Liga dos Amigos do Alcaide alarga a celebração do cogumelo a um mês inteiro, abrindo as portas do Míscaros 2023 a dois fins-de-semana.
“O Mês do Cogumelo irá começar com o grande festival, a 17, 18 e 19 de novembro. No fim-de-semana do 24, 25 e 26, as tasquinhas irão estar abertas, haverá alguma animação, mas não tão grande como o primeiro. Mantemos as tasquinhas para todas as pessoas poderem jantar tranquilamente, uma vez que dizem sempre não haver lugares para jantar e nós queremos muito que toda a gente possa usufruir delas”, anunciou este sábado, no “Dia da celebração dos fungos” da II Feira de Inovação Agrícola do Fundão, o presidente da associação, Fernando Tavares.
Os outros dois fins de semana, do feriado do 1 de dezembro e do 8 de dezembro, vão ser dedicados aos passeios micológicos, uma vez que o ano passado, essas atividades “esgotaram” todas.
“Tivemos muita gente a pedir há cada vez mais interessados, de Portugal e do estrangeiro”, refere o dirigente Fernando Tavares, mostrando vontade de “continuar a subir o festival”, prestando um mês ao cogumelo, “para dar o valor que ele necessita”.
Mas a primeira celebração na freguesia do Alcaide faz-se de 17 a 19 de novembro, este ano com a reciclagem e a reutilização como temas principais.
“Decidimos fazer isto porque falamos tanto de sustentabilidade, do ambiente e decidimos este ano deixar temas de fantasia e focarmo-nos no que realmente interessa: a grande campanha que a Liga dos Amigos, a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e a Resistrela vão fazer de recolha de lixo na Serra da Gardunha”.
O responsável explica que esse lixo será conduzido para o centro de recolha da Resiestrela e “é com as coisas que podemos reutilizar que vamos fazer a decoração do nosso festival, porque achamos que é assim que o nosso festival tem que evoluir”, remata.
A visão ecológica presente no festival que conta ainda com a presença de dois chefes estrela Michelin. São eles Alexandre Silva e António Loureiro.
Para além da gastronomia, presente nos espetáculos de showcooking e nos vários espaços de restauração distribuídos pela aldeia, o Festival Míscaros 2023 conta ainda com animação de rua, workshops, exposições, conversas, mostras de cogumelos e concertos.