A empresa “Mobi Covilhã”, pertencente ao grupo “Transdev” vai iniciar esta quarta-feira com a operação do sistema de mobilidade da Covilhã. Em comunicado a empresa anuncia a criação de duas novas rotas; a linha da Serra, com ligação às Penhas da Saúde e Torre e a linha da Universidade, com ligação ao terminal rodoviário e à estação de comboios.
A “Mobi Covilhã” refere que a chegada dos novos serviços e equipamentos vai ser feita de forma faseada até ao próximo dia um de Julho com o objectivo de “melhorar a qualidade de serviço existente e desenvolver a mobilidade colectiva no concelho da Covilhã”. A primeira alteração é introduzida com o início do contrato de concessão, que vai ter uma duração de dez anos em que “os estudantes do ensino secundário e do superior passam desde já a viajar de forma gratuita”, garantindo ainda aos estudantes “viagens gratuitas em elevadores, funiculares e oito minutos de utilização gratuita diária em bicicletas e trotinetas”. Em Março vão entrar em funcionamento os elevadores e funiculares em que os residentes, estudantes e cidadãos acima dos 65 anos “vão poder viajar de forma gratuita”. Para Maio a empresa anuncia a entrada em vigor das novas regras de estacionamento “através de um parceiro especializado” em que “os residentes vão ter estacionamento gratuito para um carro, seja à superfície ou em silo-auto”. Para todos os utilizadores dos silos auto “os primeiros 30 minutos de estacionamento são gratuitos” enquanto “residentes e trabalhadores do comércio tradicional têm direito a 30% de desconto”. Igual valor está estabelecido para os detentores de passe mensal.
Já no estacionamento à superfície, a empresa afirma que “passam a existir, no máximo, 450 lugares tarifados”, sendo que a sua localização exacta “vai ser oportunamente definida por deliberação do executivo municipal”, pretendendo-se desta forma “defender os direitos dos residentes e ordenar o estacionamento por toda a cidade”.A empresa define o dia um de Julho como a data para todos os equipamentos e serviços estarem disponíveis integralmente, com a entrada em funcionamento de dez novos autocarros, 200 trotinetas eléctricas, 120 bicicletas com 21 estações e 172 docas e 50 novos abrigos totalmente renovados. O lançamento de um novo site e uma APP com “um sistema de bilhética de próxima geração que vai permitir uma experiência multimodal contínua e tarifação progressivamente integrada entre serviços de autocarros, estacionamento, mobilidade suave partilhada, elevadores e funiculares”.
A “Mobi Covilhã” refere ainda que “os sistemas de mobilidade suave” como as bicicletas e trotinetas “vão oferecer oito minutos de utilização gratuita diária a estudantes do ensino secundário e superior e a utilizadores do passe mensal” Já quem optar pela modalidade de bilhetes pré comprados “tem direito a quatro minutos de mobilidade suave gratuita”.