A empresa concessionária do sistema de mobilidade admite, em comunicado, que “o processo de transição para a nova rede de transportes está a enfrentar queixas legítimas”, comprometendo-se a tomar medidas no sentido de solucionar a situação.
De acordo com a “Transdev” a nova rede municipal iniciou a sua actividade no início de Julho com uma frota de 20 autocarros “10 novos e 10 de tipologia urbana, com fácil acesso a todos os utentes, rede wifi e com um conceito de linhas circulares, combinada com linhas radiais que favorece a mobilidade urbana. É mais ampla e oferece mais opções para as viagens dos utentes que a rede anterior”.
A empresa sublinha que “a informação sobre a nova rede, estando disponibilizada nas plataformas digitais, não teve, fisicamente, uma distribuição suficientemente alargada e atempada, não permitindo dar tempo à população para poder planificar as suas viagens”, reconhecendo “os impactos desta não antecipação” e garante que vai especial atenção ao assunto nas próximas semanas.
Nos próximos dias “o novo diagrama da rede e os novos horários vão estar afixados em todas as paragens” refere a “Transdev”, assim como “será ainda produzido um suporte completo em formato revista para melhor acesso àqueles com maiores dificuldades de acesso à informação digital” e sustentando que “nos suportes digitais os horários e ligações vão estar sempre disponíveis e actualizados”. Ao mesmo tempo é garantido que todos os comentários dos utilizadores da rede “vão são analisados e respondidos”.
Em relação aos percursos, a empresa sustenta que a denominada “linha da universidade” que serve não só a UBI mas outras zonas importantes da cidade, estava classificada como uma linha de tempo de aulas e por essa razão não foi activada nos primeiros dias da operação” passando a estar disponível a partir desta quarta-feira e vai funcionar também aos fins de semana. Já quando à linha circular 2 “estava sinalizada como activa apenas aos dias uteis, mas vai também funcionar aos fins de semana” o que vai permitir que o Hospital “tenha um serviço semelhante aquele que ocorre durante a semana”.
A “Transdev” sublinha ainda que “estão a ser asseguradas linhas especiais para garantir a chegada ao terminal, a tempo de fazer a ligação às linhas que servem as zonas industriais, onde o ajustamento posterior de horários permitirá que esta sincronização ocorra nos horários das carreiras regulares”. Já quanto à necessidade de certos prolongamentos de linha “vão ser assegurados para responder a necessidades pertinentes que os munícipes nos fizeram chegar, entre outros, para servir o mercado, Bairro da Biquinha e Penedos Altos”.
A empresa afirma que tem “consciência dos impactos que uma alteração de rede tem nos hábitos da população” e mostra-se disponível para “corrigir e esclarecer o que seja necessário” com a convicção que “dentro de algum tempo, todos vão reconhecer que a mobilidade na cidade da Covilhã deu um salto qualitativo importante”.