O baluarte da aldeia histórica do concelho de Idanha-a-Nova vai receber, no próximo dia nove de Setembro, a um colóquio subordinado ao tema “Dias Templários”. A iniciativa é complementada com um conjunto de actividades paralelas que decorrem durante todo o dia.
Em comunicado, o município de Idanha-a-Nova refere que “para além de uma abordagem à temática medieval transposta para a actualidade sob a forma de atracção turística e envolvendo a comunidade e visitantes” durante a iniciativa “vão ser destacados os produtos endógenos da Bio-Região e o trabalho do Geopark Naturtejo da Unesco na conservação, memória e sustentabilidade do território”.
A iniciativa vai ter início com a abertura do acampamento militar, com actividades de esgrima histórica, arco e besta, artes e ofícios e danças medievais. Durante todo o dia vai também decorrer a romaria de Nossa Senhora da Azenha e visitas ao mercado da bio-região e ao território “Naturtejo”.
O colóquio tem início marcado para as 15:30 e conta com as intervenções do presidente da autarquia idanhense, Armindo Jacinto, Manuela Catana em representação do território “Naturtejo, a directora do museu nacional de resistência e liberdade, Aida Rechena, do director do museu da ordem dos templários, Manuel Furtado Mendes e do antropólogo José Manuel Anes.