O encontro internacional Montanha Mágica*Arte e Paisagem regressa em novembro à Universidade da Beira Interior para a sua quarta edição. Este ano, o evento produzido pelo grupo de artes do LabCom, centra-se no “Imaginário da Montanha”.
Um “palco do conflito entre a montanha e os sentidos, um lugar de convergência dos eixos de criação, investigação e fruição artística” em torno de imagens icónicas e “do que é passível ser visto e experimentado a partir das montanhas e do que elas representam no contexto cultural contemporâneo”, é o objetivo da quarta edição deste encontro internacional.
O evento integra comunicações baseadas em práticas criativas focadas no imaginário da montanha da Serra da Estrela ou outras, apresentação de projetos, exposições artísticas e residências, culminando num simpósio que decorre entre os dias 16 e 17 de novembro, na UBI.
Este ano, a Montanha Mágica conta com a coordenação científica de Francisco Paiva, docente do Departamento de Artes da UBI, e curadoria de Miguel Bandeira Duarte, da Universidade do Minho.
O encontro, que tem uma Comissão científica internacional composta por representantes de vários domínios artísticos e académicos, é produzido pelo grupo de artes do LabCom – comunicação e artes, com a parceria da Faculdade de Belas Artes da Universidade do País Basco, em Bilbao.