A Monumental Serenata, com Diogo Mendes e a Escola de Fado de Coimbra como convidado especial, marca o arranque da vigésima edição do FESTUBI – Festival de Tunas da Universidade da Beira Interior®, organizado pela Desertuna, que se realiza no fim de semana de 30 de maio a 1 de junho.
Uma data simbólica que celebra a primeira edição do FESTUBI, há 22 anos, nos mesmos dias, mas do ano de 2003. Já o palco onde se realizou a primeira edição e as 14 seguintes, não vai poder ser o mesmo, devido à indisponibilidade, para do Teatro Municipal da Covilhã, lamenta a organização que preparou um programa com destaque para a monumental serenata, na sexta-feira, às 21h 30m, na Praça do Município, que terá como convidado especial Diogo Mendes e a Escola de Fado de Coimbra, seguida das Festas da Raposa.
No sábado, 31 de maio, realiza-se o tradicional pasacalles pela zona histórica da cidade da Covilhã e às 20h30, a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior recebe o grande espetáculo XX FESTUBI, apresentado pelo humorista Pedro Neves e que terá como convidado especial o cantautor Valter Lobo.
O cartaz desta edição contará com a participação a concurso da TAISEP – Tuna Académica do Instituto Superior de Engenharia do Porto e com as estreias da Tuna Universitária de Lisboa, Tuna Universitário do Porto e da FAN-Farra Académica de Coimbra.
Um almoço convívio, no domingo, encerra a XX edição do FESTUBI, organizado pela Desertuna.