Os habitantes do bairro da Estação entregaram esta quarta-feira à união de freguesias da Covilhã e do Canhoso e a câmara municipal um abaixo assinado, em que foram recolhidas 1049 assinaturas, onde exigem a adopção de medidas para que seja possível repor o funcionamento de uma caixa multibanco naquela zona da cidade.
Em comunicado, os moradores recordam que a última caixa que existia, no edifício do centro comercial da Estação, foi retirada no passado dia 8 de Dezembro. Uma situação que afecta “milhares de pessoas, em particular as mais idosas, e dezenas de estabelecimentos comerciais, sendo que a maioria não possui terminal de pagamento electrónico devido aos custos, que todos os dias são gravemente prejudicados com a perda deste serviço essencial”, sublinhando ainda que “é neste bairro que se situa o tribunal da Covilhã, com todo o movimento diário que representa”.
Os moradores acrescentam que “este desfecho era há muito conhecido tendo alertado atempadamente para a necessidade de encontrar alternativas que permitissem manter e instalar este equipamento o mais próximo do local onde sempre funcionou, como é o caso da sede da junta de freguesia, o que permitiria um funcionamento durante as 24 horas”.
Face ao número de assinaturas recolhidas, os moradores afirmam que esta reivindicação “é muito sentida pela população” e exige que a câmara municipal e a junta de freguesia “enquanto representantes e defensoras dos interesses da sua população, actuem de forma de decidida para lhe dar resposta, adoptando para isso as medidas necessárias”.