Um grupo de moradores da Avenida Frei Heitor Pinto, na Covilhã, enviou uma carta ao presidente da câmara municipal onde é reivindicada uma reorganização do estacionamento naquela artéria “tendo em conta as dificuldades evidentes que os moradores e utentes desta via enfrentam na procura de lugares para estacionar, bem como o acesso às garagens”.
Nesta missiva, os moradores afirmam que “com o crescente número de veículos na área, associado à falta de lugares disponíveis, os habitantes têm vindo a debater-se com uma grande dificuldade em estacionar nas proximidades das suas residências”. Uma situação que tem “gerado transtornos diários, com a constante busca por vagas, o que, em alguns casos, leva à ocupação de espaços impróprios, comprometendo a fluidez do trânsito e a segurança de pedestres e veículos”.
De acordo com o grupo de moradores “a reorganização do estacionamento poderia proporcionar uma maior eficácia na utilização dos espaços disponíveis, aliviando as dificuldades sentidas pelos residentes e melhorando a circulação na zona”.
Os habitantes vêm por isso reivindicar “a implementação de um plano de reorganização do estacionamento que contemple a criação de mais vagas, a revisão da sinalização existente e, se possível, a introdução de medidas que promovam a rotatividade e o uso mais eficiente dos espaços”, sublinhando que depois das obras de requalificação daquela artéria “as condições de segurança ficam comprometidas, muitas vezes não havendo qualquer espaço para a chegada de alguma viatura de emergência”.