A empresa multinacional chinesa, Hua Guang Welding, escolheu o Parkurbis – Parque de Ciências e Tecnologia da Covilhã para instalar a sua primeira unidade industrial em Portugal, a partir de 2026. O investimento, no valor inicial de 15 milhões de euros, prevê criar 150 postos de trabalho, com possibilidade de expansão até 600.
Depois de um ano de negociações que envolveram o Município da Covilhã, o Parkurbis, a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), a multinacional chinesa adquiriu um terreno no Parque Industrial do Canhoso, onde iniciará a construção da unidade em 2026, explica o Parkurbis em comunicado.
A empresa investidora é uma das líderes mundiais na produção de soldaduras industriais para setores como a refrigeração, o ramo automóvel e o ar condicionado.
A nova unidade deverá criar 150 empregos qualificados na fase inicial, maioritariamente destinados a engenheiros e técnicos formados na UBI. A produção será orientada para o mercado europeu, e o número de trabalhadores poderá crescer até 600 postos em fases futuras.
A ligação à UBI será reforçada através de um protocolo de cooperação já assinado com uma universidade da província chinesa de Zhejiang, com especial enfoque nos departamentos de Engenharia Mecânica.
Recorde-se que desde 2023, a cidade já acolhe uma fábrica do grupo SFMI, especializada em artefactos metálicos de alta precisão, que emprega atualmente cerca de 500 trabalhadores.