No âmbito do Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de março, o Museu da Covilhã promove, no dia 21, às 18 horas, a tertúlia “Conversas com Água” e que tem como convidado o museólogo Pedro Inácio.
Inserida na ação “MC2 Movimentos Culturais Coletivos”, a iniciativa do Museu da Covilhã visa refletir sobre questões relacionadas com os recursos hídricos e o património cultural da água.
O convidado Pedro Inácio, conservador do Museu da Água da EPAL, vai focar alguns exemplos relacionados coma gestão da utilização da água e o seu uso eficiente, perante a escassez daquele “precioso líquido”.
Sob o tema “Património Cultural da Água: Aquedutos, da obra antiga aos monumentos históricos”, a comunicação do museólogo procura demonstrar o papel de diferentes sistemas de abastecimento de água.
Para além de museólogo, investigador e conservador do Museu da Água, Pedro Inácio é também vice-presidente da Associação Portuguesa de Museologia e, ultimamente, tem-se dedicado à história do abastecimento de água, realizando diversas palestras de divulgação e salvaguarda de antigos aquedutos.