O Museu da Covilhã é um dos 50 nomeados para o Prémio Museu Europeu do Ano 2024, promovido pelo EMF – European Museum Forum. Uma nomeação que vem “confirmar a relevância e qualidade” daquela estrutura museológica, avança a autarquia.
Em comunicado, a Câmara Municipal da Covilhã refere que a seleção do museu covilhanense para o prémio europeu é mais “um reconhecimento dos aspetos diferenciadores do projeto”, dando como exemplo o resgate do espólio histórico do concelho e da aposta em “questões relacionadas com a acessibilidade dos seus espaços e conteúdos expositivos”.
Para a autarquia, a nomeação mostra igualmente “que o município tem seguido a estratégia certa no que concerne à valorização da sua identidade, do seu património e da sua história”.
Ao todo, são 50 os museus nomeados para o prémio do European Museum Forum, onde para além da Covilhã, estão outros dois museus portugueses, situados em Lisboa: o Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros e o Museu do Tesouro Real.
O Prémio Museu Europeu do Ano visa distinguir projetos inovadores em que a qualidade pública da sua missão e iniciativas possa ter influência significativa no campo museológico nacional e internacional. Os vencedores são anunciados em maio do próximo ano.
Recorde-se que desde 2021, ano da sua inauguração, o Museu da Covilhã foi galardoado com o prémio Melhor Museu do Ano, pela Associação Portuguesa de Museologia, tendo sido reconhecido ainda com menções honrosas nas categorias de “Melhor Filme” e de “Informação Turística”.