Numa perspetiva de democratizar a arte e os museus, o Museu da Arte Sacra na Covilhã lança o desafio aos artistas do concelho: enviarem propostas de uma peça de arte sacra de qualquer tipologia ou material até final do ano. As vencedoras são expostas mensalmente naquela estrutura museológica.
A ação, intitulada “Volátil: a minha peça de arte sacra” pretende dar visibilidade e relevo aos artistas do concelho que se dedicam a este tipo de arte. O objetivo é “abandonar a ideia de elitismo por parte dos espaços culturais da cidade”, numa perspetiva de “democratização da arte e dos museus que, mais do que estarem abertos à população, estão ao lado da comunidade e incitam a sua participação”.
Assim sendo, esta open call dirige-se a todos os covilhanenses permitindo-lhes que enviem propostas de uma peça de arte sacra, de qualquer tipologia ou material, até ao final de 2023.
A propostas vão ser analisadas por um júri constituído propositadamente em função das peças enviadas. A peça selecionada mensalmente fica exposta durante 30 dias no Museu de Arte Sacra, podendo ser depois distribuída por outros museus parceiros.
O regulamento do concurso público está disponível no Museu de Arte Sacra da Covilhã e pode ser solicitado via email para museus@cm-covilha.pt.