O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, celebrar o Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, “com um programa especial”.
O Museu de Lanifícios convida a comunidade a participar e a celebrar a tradição têxtil da região, reconhecendo o seu potencial para um futuro sustentável, no sábado, dia 18 de maio de 2024.
Este ano, o Dia Internacional dos Museus tem como tema “Museus, Educação e Investigação”, destaca o papel “crucial das instituições culturais na oferta de uma experiência educativa completa, promovendo um mundo mais consciente, sustentável e inclusivo”.
O Museu de Lanifícios da UBI abre as suas portas e partilha abordagens de investigação em curso, com os projetos Rota da Lã EDUCA e @REVIVE.
Nesse dia, a entrada é gratuita entre as 10h-13h e as 14h30-18h. “Explore as exposições permanentes e temporária e viaje no tempo com a história da indústria de lanifícios”, é o convite deixado pela direçãodo do Museu.
Está também agendada uma visita guiada às 11h da manufatura à industrialização. Um evento que dá a conhecer a Real Fábrica de Panos e a Real Fábrica Veiga, os dois núcleos do Museu. A participação é gratuita e por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição.
No programa de celebração do Dia Internacional dos Museus está ainda agendado um workshop de “Tinturaria Natural – As Cores da Ribeira” (10h-13h e 14h-18h): Aprenda a extrair corantes de plantas locais e explore receitas antigas de mestres tintureiros franceses. Crie a sua própria paleta de cores com plantas da ribeira da Goldra e leve consigo um caderno de campo com as suas descobertas. Vagas limitadas, com inscrição obrigatória pelo email muslan@ubi.pt.
Esta atividade é desenvolvida no âmbito do projeto Rota da Lã EDUCA, com o financiamento do Turismo de Portugal e explora alguns resultados do projeto REVIVE (2022.01243.PTDC) – “Os Fios do Passado a Tecer o Futuro: As cores da Real Fábrica de Panos da Covilhã, 1764-1850”.
Mais informações em www.museu.ubi.pt