O museu de lanifícios da universidade da Beira Interior vai assinalar, nos dias 14 e 15 de Junho, as jornadas europeias de arqueologia com a realização de um conjunto de actividades. A iniciativa procura “evocar o património arqueológico nacional e europeu na sua diversidade, refere a estrutura museológica em comunicado.
Durante os dois dias, os visitantes podem usufruir de entradas livres e visitas guiadas gratuitas à Real Fábrica de Panos “um espaço museológico de referência no âmbito da arqueologia e do património industrial que foi classificado como imóvel de interesse público em 1982”.
No dia 14 de junho, às 17h30, numa iniciativa em parceria com o museu da Covilhã, vai ser realizada uma visita guiada à empresa de lanifícios “Campos Melo & Irmão”, que funcionou até 2006 onde se localizou a mais antiga manufactura da Covilhã, a “Fábrica Nacional de Sarjas e Baetas”, fundada pelo Conde da Ericeira, em 1677.
Já no dia 15 de junho, numa parceria com a Câmara Municipal de Gouveia no âmbito do projeto “Rota da Lã Educa” e da valorização do património industrial do território do parque natural da Serra da Estrela, a equipa do museu visitará o complexo fabril “Bellini” em Gouveia.