O icónico pão da Serra da Estrela acaba de ganhar uma identidade própria. Chama-se Serrão e é a nova marca do Museu do Pão, que promete levar às mesas portuguesas o sabor autêntico do pão tradicional com uma frescura que dura muito mais tempo.
Com receita 100% natural, sem aditivos nem conservantes artificiais, Serrão chega ao mercado com cinco variedades facilmente reconhecíveis pelas suas cores: Centeio (amarelo), Multigrãos (laranja), Integral (roxo), Trigo (castanho) e Aveia (verde-água).
O lançamento nacional aconteceu no Dia Mundial do Pão, que ontem se assinalou (16 de outubro), acompanhado por uma forte campanha de comunicação digital e no ponto de venda, com presença nas redes sociais (Instagram, Facebook e TikTok), materiais de visibilidade em loja e ações de degustação.
“A marca Serrão é a nossa homenagem ao pão tradicional português, com um toque de inovação”, afirma Pedro Vitorino, diretor executivo da Primebrands, responsável por este rebranding da nova marca. “Queremos que os consumidores sintam a qualidade de um pão feito com ingredientes 100% naturais, que promete uma frescura que se prolonga – porque o verdadeiro sabor não tem prazo.”
O pão continua a ser um dos alimentos mais consumidos em Portugal – cerca de 70 kg por pessoa por ano. Segundo dados da Euromonitor, a categoria atingiu 498 mil toneladas em 2022 e deverá crescer para 524 mil toneladas até 2025. A frescura (69%), o aroma (57%) e o aspeto (54%) estão entre os principais fatores de valorização para os consumidores, que também procuram conveniência e estão dispostos a pagar mais por produtos que lhes poupem tempo.
Situado em Seia, na Serra da Estrela, o Museu do Pão é o maior espaço museológico do mundo dedicado ao tema e já ultrapassou um milhão de visitantes. Com produção própria em Vila Chã, alia métodos tradicionais à tecnologia moderna, garantindo qualidade e segurança alimentar. Integrado no Grupo O Valor do Tempo, o Museu do Pão é uma referência na panificação nacional e um guardião da tradição portuguesa.
De: Fernando Teixeira (RCB)














