A Mutualista da Covilhã vai promover, na próxima sexta-feira a apresentação pública projecto do “Viv´Aldeia – Saúde, Vida e Comunidade”. Trata-se de uma nova aposta da associação, que vai ser desenvolvida ao longo dos próximos três anos, e que vai abranger nove aldeias do concelho da Covilhã.
Em comunicado, a mutualista refere que este projecto foi aprovado no âmbito do “Portugal Inovação Social 2030” e conta com o apoio do Município da Covilhã enquanto investidor social, entre outros parceiros. As ações previstas incluem acompanhamento psicológico, individual e em grupo, sessões de actividade física, animação sociocultural, entre outras iniciativas de proximidade na área da saúde e do bem-estar.
A zona sul do concelho, afectada pelo violento incêndio do passado mês de Agosto é a primeira a receber o projecto, com o objetivo de apoiar as populações atingidas. A primeira sessão decorre a partir das 10h00 na Barroca Grande e inclui actividades como rastreios cardiovasculares, avaliação da condição física, jogos tradicionais e experiências com realidade virtual.
A partir das 15h00 decorre a sessão de apresentação do projecto, com presença dos parceiros, integrada na inauguração de um novo espaço; o balcão Mutualista da Covilhã, que vai ficar a funcionar na rua Comendador Campos Melo. No mesmo espaço passam também a funcionar as novas instalações do centro local de apoio à integração de migrantes.