A Mutualista da Covilhã e a Associação de Diabéticos da Beira Baixa (ADBB), esta quinta-feira, 13 de novembro de 2025, em Castelo Branco, assinaram um protocolo na área da saúde.
Já está agendada a primeira ação formal entre a ADBB e a Mutualista da Covilhã, após a assinatura do protocolo assinado entre as duas entidades, esta quinta-feira, no decorrer da assembleia-geral da associação albicastrense. O evento decorre no próximo dia 22 de novembro, com presença da Unidade Móvel de Saúde da Mutualista para um rastreio à diabetes num evento que assinalará o Dia Mundial da Diabetes (que se comemora esta sexta-feira) no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e que reúne nomes como Adalberto Campo Fernandes, ex-ministro da Saúde, ou Rui Ivo, Presidente do Infarmed.
A atividade, organizada pela ADBB, de entrada livre, decorre na Escola Superior da Educação (ESE/IPCB), a partir das 14h30, e conta, em paralelo ao rastreio na Unidade Móvel de Saúde, com uma conferência subordinada ao tema “Diabetes e Bem-Estar” em que participam especialistas na área da saúde e da diabetes.
De acordo com os promotores do evento, estão também confirmados para a conferência Manuel Mega, Diretor dos Serviços de Bloco Operatório e de Unidade de Cirurgia de Ambulatório da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco; Ana Figueiredo, Médica da Unidade Local de Saúde de Coimbra e na Unidade Dia Diabetes de Coimbra e Andrea Tello de Lima, Diretora Executiva do Fórum Saúde XXI.
Serão também oradores o presidente da CM Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues; o presidente da Mutualista da Covilhã, Nelson Silva; a presidente da ADBB, Helena Monteiro e Catarina Castro, economista e comentadora da SIC.
Refira-se que o protocolo prevê ainda a possibilidade de desenvolvimento de projetos conjuntos e outras iniciativas de cooperação institucional na área da saúde. Citados em nota enviada aos órgãos de comunicação social, para o presidente da Mutualista da Covilhã “esta parceria reflete aquilo que defendemos: trabalho em rede, proximidade e soluções concretas para os desafios da saúde nas comunidades”, frisa Nelson Silva, para quem este protocolo significa “somar recursos e conhecimentos numa área onde a prevenção faz toda a diferença.”
Já Helena Monteiro, presidente da Direção da ADBB, agradeceu durante a cerimónia a confiança manifestada e enalteceu “a dinâmica e o trabalho de excelência exercido pela Mutualista da Covilhã na vertente social”, sobretudo numa região do interior, enfatizando ainda a importância desta “parceria de proximidade”.














