A Mutualista da Covilhã foi distinguida com o selo “SIBS ESG Reporting Pioneer” pelo seu compromisso com boas práticas de Ambiente, Social e Governança (ESG), alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O reconhecimento foi atribuído após a instituição submeter o seu primeiro relatório anual de dados no Portal SIBS ESG, que permite sistematizar indicadores de sustentabilidade.
De acordo com Nelson Silva, presidente do conselho de administração, “este selo representa um testemunho” do compromisso da instituição “com a responsabilidade ambiental, social e de governança”.
A atribuição do reconhecimento aconteceu após a Mutualista utilizar o Portal SIBS ESG para compilar dados relacionados com sustentabilidade, incluindo o cálculo de emissões de gases com efeito de estufa e o alinhamento das suas atividades com critérios de taxonomia ambiental. “Os relatórios emitidos pelo portal são muito úteis no autodiagnóstico, essenciais para introduzir mais melhorias e ações”, afirma Nelson Silva, em comunicado.
A Mutualista pretende, a partir deste marco, realizar anualmente relatórios de sustentabilidade. Para o presidente do conselho de administração, a sistematização dos indicadores de sustentabilidade não é apenas importante para as empresas, mas também “para as entidades da Economia Social”.
Nelson Silva destacou ainda que a análise de risco baseada em fatores ESG já influencia decisões de financiamento, sublinhando a relevância de as entidades estarem preparadas para demonstrar alinhamento com os ODS, facilitando a aproximação a financiadores. “A partilha de informações com instituições bancárias, possível através do Portal SIBS ESG, será uma vantagem adicional para a Mutualista da Covilhã”, concluiu.