A Mutualista da Covilhã apresenta esta semana a sua experiência de acolhimento e capacitação de migrantes nos Encontros da 47º Assembleia Geral da Associação Internacional de Mutualidades (AIM).
A representação portuguesa das Mutualidades no evento a realizar nos dias 11 e 12 de junho, em Praga, República Checa, resulta de uma seleção prévia de projetos e deixa a Mutualista da Covilhã confiante.
Oiça a informação com Dulce Gabriel (RCB)
A Mutualista da Covilhã desenvolve desde há alguns anos um trabalho de proximidade com a comunidade migrante radicada na região. Uma realidade que se reflete no universo de associados da Mutualista onde “um em cada três associados com menos de cinquenta anos é imigrante”.
A Casa Moura, edifício da Mutualista da Covilhã onde até dezembro de 2022 funcionou uma Casa de Acolhimento para Crianças e Jovens Estrangeiros Não Acompanhados, passou em junho de 2023 a ser uma Estrutura de Acolhimento Temporária. Protocolada com o Instituto de Segurança Social e destina-se a acolher migrantes e refugiados que já estão em solo nacional.
A Mutualista da Covilhã desenvolve ainda um projeto na área da capacitação e empregabilidade para migrantes.
Além destes projetos, a associação tem dois apartamentos de autonomização para jovens migrantes na cidade da Covilhã, com o objetivo de apoiar na transição para a idade adulta, contratualizados com a Segurança Social.
Desde 2021 e até a abril de 2024, a Casa Moura acolheu ainda o Balcão de Apoio ao Migrante / rede CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes da Mutualista.
1 anexo • Anexos verificados pelo Gmail