A “Mutualista Covilhanense” vai iniciar este ano um novo programa de apoio psicossocial. O “MentAldeias” tem como grande objectivo promover o desenvolvimento psicossocial e o bem-estar nas aldeias do concelho da Covilhã atingidas pelo violento incêndio do verão de 2022 na Serra da Estrela.
Em comunicado, a instituição refere que este programa vai ser executado “por uma equipa multidisciplinar, em articulação com parceiros” e ainda com “o envolvimento de voluntários”, abrangendo as localidades de Sarzedo, Orjais, Aldeia do Souto, Vale Formoso, Verdelhos e Atalaia.
As primeiras actividades vão ser dinamizadas já na próxima sexta-feira, terminando o dia com a realização de uma conferência de imprensa, a partir das 18:00 na sede da Mutualista, onde vai ser feita a apresentação global de todo o programa.
O “MentALdeias” tem o apoio da fundação “La Caixa” e do banco BPI, através dos prémios “BPI La Caixa Capacitar 2023”, que venceu em Setembro, e engloba várias acções ao longo de 2024, tais como apoio psicológico, actividades de psicologia, actividade física, animação sociocultural, encontros gastronómicos e iniciativas de índole cultural.