A Naturtejo organiza, no próximo dia 29 de abril, dois workshops online dedicados à preparação para situações de incêndio rural e à aplicação de ferramentas digitais na gestão do risco. A iniciativa, realizada no âmbito do projeto europeu RESILIAGE, é dirigida a autoridades locais, técnicos municipais e cidadãos do território Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO.
A primeira sessão, com a participação da Escola Nacional de Bombeiros, é especialmente direcionada a entidades da Proteção Civil e técnicos com responsabilidades na gestão territorial. O objetivo é melhorar a comunicação em cenários de crise, partilhar conhecimento técnico e apresentar a primeira versão das soluções digitais RESILIAGE adaptadas ao Geopark Naturtejo.
A segunda sessão tem como público-alvo os cidadãos e vai abordar formas práticas de preparação antes, durante e depois de um incêndio rural. Vão ser discutidas medidas de autoproteção, a preparação de kits de emergência e estratégias simples, mas eficazes para reagir perante um cenário de fogo florestal.
O projeto RESILIAGE, financiado pela Comissão Europeia através do programa Horizonte Europa, procura aumentar a resiliência das comunidades face a catástrofes naturais ou provocadas pelo homem. Através do estudo do comportamento social e das reações psicológicas em situações de crise, o projeto visa promover uma mudança na forma como se encara a prevenção e a resposta ao risco, com especial atenção à inclusão das comunidades locais e à realidade socioeconómica e geográfica dos territórios.
A participação no workshop é gratuita, mas sujeita a inscrição através do e-mail: comunicacao@naturtejo.com.