O New Hand Lab, na Covilhã, já abriu a segunda open call para o programa de residências artísticas “Teias Criativas”, destinado a designers nacionais e internacionais ao longo de 2024 e 2025. Esta segunda chamada procura designers que queiram desenvolver um trabalho artístico de comunicação, com o objetivo de informar e complementar uma criação comunitária no concelho.
Os interessados devem concorrer à linha aberta até dia 30 de setembro. Os projetos artísticos submetidos devem estar relacionados com a criação artística comunitária, partindo do património têxtil e industrial, mas também com o conceito de design de comunicação.
O desenvolvimento do trabalho submetido deve focar-se nas diversas abordagens daquela vertente de design, desde o gráfico, à multimédia, passando pela edição e informação.
A comunidade escolhida para integrar e participar na nova criação é a comunidade cigana do bairro do Cabeço, no Tortosendo, mediada pela CooLabora, parceiro oficial de apoio à criação e mediação social.
O vencedor é convidado a integrar a equipa artística responsável pela criação, e cuja liderança está a cargo da artista Marian van der Zwaan. O designer escolhido vai ter a oportunidade de observar as diferentes fases do processo criativo, com o objetivo de criar uma obra final de design de comunicação, que seja incluída no projeto artístico como um todo, mas que complemente a sua finalidade enquanto meio de comunicação.
Ao longo da residência, o escolhido vai realizar uma conversa com convidados e um evento artístico, estando ainda previstas visitas a projetos ou organizações de vários setores, fazendo a ligação do designer com o território.
A obra é inaugurada na Trienal Internacional de Design da Covilhã, antes de circular pela rede de parceiros e integrar definitivamente a coleção privada do New Hand Lab.
O candidato eleito recebe um cachet artístico de 2 500 euros, e uma bolsa que contempla todas as despesas de estadia, durante os 30 dias de residência no New Hand Lab e na cidade da Covilhã.