De acordo com a CMP, a mostra é parte integrante da estratégia que tem vindo a ser adotada pelo município para salvaguarda do património cultural do concelho, seja ele de ordem material ou imaterial, contando, desta vez, com a estreita colaboração da Igreja local, que também tem desempenhado um papel preponderante na defesa deste bem.
A exposição apresenta uma seleção de ex-votos em honra de Nossa Senhora do Incenso, havendo entre eles vestidos oferecidos à sua Imagem. “O Início destas oferendas, que contemplam diferentes atos de devoção, remontam ao tempo em que as romarias tradicionais se tornaram espaços onde os indivíduos quebravam a sua rotina diária de trabalho, em especial em regiões de forte cariz rural, como é o caso da raia portuguesa, agregando traços identitários das comunidades de outrora”, explica o município.
“Como forma de demonstrar a sua fervorosa devoção à Virgem Mãe, fosse qual fosse a sua invocação, as pessoas deslocavam-se, percorrendo quilómetros, para prestar culto à Virgem. Penamacor, inserida num ambiente geográfico da raia portuguesa, constitui-se como um marco importante de cariz religioso popular, com as suas quatro romarias irmãs: Nossa Senhora do Incenso; Nossa Senhora do Bom Sucesso; Nossa Senhora da Quebrada; Nossa Senhora da Póvoa”, frisa.
A inauguração da mostra está marcada para domingo, dia 2 de abril, pelas 11:30h, seguida da Eucaristia Dominical, podendo a exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 09:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h.