Foi formalizada esta terça-feira, 15 de abril, a venda de um terreno ao grupo Embeiral para a construção do Hospital São Mateus – Guarda, um investimento de 25 milhões de euros que visa criar uma unidade de saúde privada ao serviço de toda a Beira Interior.
A nova unidade será construída na Quinta da Torre, junto ao Parque Industrial, e deverá criar cerca de 200 postos de trabalho diretos, para além de outros indiretos.
De acordo com os investidores, o hospital deverá estar concluído dentro de três anos. O grupo, que já opera noutras cidades da região centro, terá um ano para apresentar o projeto à autarquia e ficará obrigado a iniciar a obra no prazo de seis meses após a aprovação.
Carlos Lemos, presidente do Conselho de Administração do grupo Embeiral, explicou que esta nova estrutura será complementar ao setor público e poderá, inclusive, atrair médicos para a região.
O futuro Hospital São Mateus – Guarda será explorado pela empresa Cliniform Saúde e ocupará uma área de 10 mil metros quadrados. Vai contar com todas as valências e especialidades, incluindo internamento, blocos operatórios, consulta externa, serviço de urgência 24 horas, análises clínicas e exames de diagnóstico.
Embora a localização seja na Guarda, a nova unidade foi pensada para “servir toda a Beira Interior”, apontam os responsáveis do grupo.