O Teatro dos Ibedes, novo projeto comunitário do Ladoeiro, estreia o seu primeiro espetáculo este sábado, 24 de maio, às 19h30, no Centro Cultural da freguesia. A peça chama-se “Campina’s Coqueteile – um sabor único a… Ladoeiro” e resulta de um trabalho coletivo entre habitantes da aldeia e a companhia Ajidanha.
O projeto nasceu de um desafio lançado pela Junta de Freguesia do Ladoeiro e envolve pessoas sem qualquer experiência prévia em teatro. “Trabalhar com pessoas sem qualquer experiência de palco é sempre gratificante, aproveitando-se as suas potencialidades genuínas”, referem os encenadores Carla Miguel e Rui Pinheiro, em comunicado.
O texto foi construído com base em vivências e memórias recolhidas dos próprios participantes. O elenco, exclusivamente local, conta com doze intérpretes, entre os quais Abílio Carreiro, Beatriz Afonso, Elisa Silva e Teresa da Silva. A produção inclui ainda contributos em figurinos, construção de adereços e poesia — com destaque para excertos da obra “Um povo, uma campina”, de Manuel D´ Almeida Barata.
A estreia marca o nascimento do Teatro dos Ibedes, “na bonita localidade do Ladoeiro”, como destaca a organização.
O evento, com entrada livre, tem o apoio da Junta de Freguesia do Ladoeiro e da Ajidanha.