A Banda da Covilhã acaba de lançar o projeto “MúsicaoLar(go)”. Uma nova iniciativa cultural e solidária que pretende levar música e cultura a instituições de apoio social do concelho. Coordenado por Nuno Pinheira, professor na Academia de Música da coletividade, o projeto já está a decorrer no Lar da Misericórdia e na APPACDM da Covilhã.
Pensado especialmente para os utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), o MúsicaoLar(go) visa “promover o bem-estar físico, cognitivo e emocional dos seus utentes”, explica a Banda da Covilhã em comunicado. Através de sessões mensais com música ao vivo e atividades interativas, os participantes são convidados a cantar, mexer-se e partilhar momentos que estimulam a memória, a coordenação motora e o convívio.
Com um cariz humano, o projeto propõe-se a “combater o isolamento social”, “valorizar a cultura dentro de portas” e “espalhar a alegria e a diversão próprias das sessões musicais a quem mais precisa”. Tudo sem qualquer custo para as instituições participantes.
Integrado no Programa de Desenvolvimento Cultural da Banda da Covilhã para 2025, o projeto conta com o apoio do Município da Covilhã.
Além do Lar da Misericórdia e da APPACDM, onde o projeto já está a decorrer, a Banda da Covilhã convida outras IPSS a aderirem à iniciativa.