A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento em Castelo Branco viu, recentemente, aprovado o projeto PLIN II – Português Língua de Integração II, uma iniciativa financiada pelo FAMI 2030 que visa apoiar a integração de migrantes de países terceiros. O objetivo é chegar a mais de 600 beneficiários.
O projeto PLIN II tem como principal objetivo facilitar a inclusão social e profissional dos participantes através do ensino da língua e cultura portuguesas. Com atenção especial a situações de vulnerabilidade, pretende mobilizar pelo menos 601 beneficiários para cursos de português, garantindo acompanhamento contínuo.
O PLIN II é desenvolvido em cooperação com outros projetos da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, como o CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Castelo Branco e o Nós com os Outros – Escolhas 9ª Geração.
Entretanto, o CLAIM, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, iniciou no passado dia 22 de janeiro, uma formação de Proficiência Digital, onde participam 15 mulheres da comunidade indiana, promovendo, assim, competências digitais para a sua inserção no mercado de trabalho, autonomia e integração socioeconómica.