O artista Nuno Vicente inaugura, no próximo dia 17 de fevereiro, às 21h30 no Espaço Pontes, uma exposição onde apresenta os resultados de uma residência artística proporcionada pelo município do Fundão.
“Apresentação de trabalhos sem incorporação de elementos vivos” é uma instalação que visa convocar sensibilidades pós-antropocêntricas e imaginários que proporcionem pistas sobre “como organizar o presente em aliança com o meio, os seres e as relações que existem”.
O projeto, que resultou de uma residência artística, consiste num dispositivo destinado à contemplação pós-bucólica, originalmente pensado para a serra da Gardunha e que entrelaça espécies humanas e não humanas.
Com “difícil transposição” para o espaço urbano, o dispositivo é meticulosamente desmontado pelo artista para interação com o público no Espaço Pontes, através de um ensaio visual em forma de manifesto, dois filmes e alguns protótipos – alguns dos quais vão ser apresentados na Casa do Barro.
Nuno Vicente participa regularmente em programas de residências artísticas, desenvolvendo trabalhos que envolvem os elementos presentes na paisagem. A sua obra conjuga poesia e uma abordagem útil e pragmática da arte.
A mostra “apresentação de trabalhos sem incorporação de elementos vivos” é inaugurada no próximo sábado, 17 de fevereiro, às 21h30 no Espaço Pontes, e fica patente até 14 de abril.