Castelo Branco acolhe hoje e amanhã (11 e 12 de outubro) o nono Congresso Médico Internacional da Beira Interior, subordinado ao tema “O Doente ao Centro”, que decorre no Cine Teatro Avenida.
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, o ACES da Cova da Beira e a ULS da Guarda organizam durante dois dias (11 e 12 de outubro) a nona edição do Congresso Médico Internacional da Beira Interior, subordinado ao tema “O Doente ao Centro”.
Este ano, compete à ULSCB a dinamização do evento, contando com o apoio da Associação de Apoio à Investigação e Desenvolvimento Amatus Lusitanus (AIDAL). O Presidente do Congresso é José Nunes, Presidente do Conselho de Administração da ULSCB.
Durante dois dias, no Cine Teatro Avenida, o congresso conta com a apresentação e debate de diversos tópicos, integrados em mesas temáticas – Cuidar para Além do Hospital, Cancro Gástrico, Sala de Emergência, Patologia Respiratória, Artrite Reumatóide, Anemia e Profissional ao Centro.
Além das conferências clínicas, terão lugar palestras dedicadas a temas não médicos, nomeadamente uma sessão com elementos da Banda Quatro e Meia e sessão internacional dedicada ao voluntariado internacional.
Estão ainda agendados cursos pré e pós congresso “que abordam temáticas atuais, pertinentes e de extrema importância para a formação dos médicos internos”, dinamizado por formadores de reconhecido valor a nível nacional e local, nomeadamente Fundamental Care Critical Support (FCCS), ECO-Start – Curso de Ecografia Clínica, Curso de Insulinoterapia, Curso de Introdução aos Cuidados Paliativos e Curso de Abordagem de Feridas.
“O 9º CMBI constituirá uma oportunidade para estabelecer e fortalecer relações profissionais, partilhar experiências e conviver com colegas, estreitando os laços entre os três distritos da zona centro”, refere a organização do congresso.