De Adolfo Portela , ao Visconde de Tinalhas ou ao padre jesuíta Estêvão Dias Cabral. Eis algumas das personalidades que despertaram a curiosidade do fotógrafo Diamantino Gonçalves. “Um acha agulhas”, assim se define o guardião da Gardunha, causas e gentes, entrevistado, no Flagrante Direto da Rádio Cova da Beira, no Dia Mundial da Fotografia.
Oiça a informação com Dulce Gabriel (RCB)
Diamantino Gonçalves não consegue precisar o dia em que fez a primeira fotografia. Sebastião Salgado é um dos seus ídolos. Como também o é o fotógrafo beirão Aníbal Sequeira.
Natural de Canal, Janeira de Cima, Diamantino Gonçalves lançou com Fernando Oliveira e Pedro Delgado o Raid das Aldeias. Foi há cerca de 30 anos. Diamantino Gonçalves sabe que a realização de atividades fotográficas deu a conhecer as Aldeias do Xisto ou a valorizar São Jorge, o cardeal de Alpedrinha. O fotógrafo cuja pelicula de um canadair foi destaque da revista Photo, continua atento à geografia beirã e tem uma mão cheia de projetos que elevam as paisagens, usos e costumes da região.