A Junta de Freguesia da Orca está a preparar um evento literário em homenagem ao padre António Morão, que este ano comemoraria o seu centenário. O padre, um dos mais destacados cidadãos da freguesia e do concelho, deixou um legado cultural e cívico marcado pela ação pastoral, intelectual e social.
“Celebramos este ano o centenário do nascimento do Padre António Mourão, o ilustre cidadão que foi uma referência na minha freguesia da Orca”, destacou a presidente da junta, na última Assembleia Municipal.
Com um percurso que transcendeu a sua missão religiosa, o Padre António Mourão destacou-se como jornalista, político e cidadão ativo. Durante o seu tempo como pároco da Orca, entre 1964 e 1974, foi um defensor fervoroso dos direitos humanos e das causas sociais, além de um grande incentivador da cultura, sempre com uma postura crítica e interventiva.
Ressurreição Saraiva reforça que “raras são as pessoas que serviram uma comunidade com tanto empenho, capacidade intelectual, espírito de iniciativa, tudo complementado com uma honrada e nobre postura pessoal”.
A presidente destacou ainda o papel crucial que o Padre Mourão desempenhou na preservação do património histórico e cultural da região, como arqueólogo amador e colaborador ativo no Jornal do Fundão, onde, por vezes, utilizava pseudónimos para evitar represálias durante a ditadura.
Para assinalar este centenário, será realizado um evento literário em sua homenagem, nos dias 14 e 15 de junho, organizado em parceria com uma comissão local. O evento pretende celebrar a memória desta figura, que, segundo Ressurreição Saraiva, representa um exemplo de coragem, visão e liberdade. “Um cidadão cuja estatura cívica e moral foi um extraordinário exemplo para todos, sendo também uma referência à liberdade”, aponta.
O evento literário será uma oportunidade para refletir sobre o impacto do Padre António Mourão na vida cultural, social e política da Orca e do Fundão, bem como para relembrar o legado duradouro de um homem que sempre se colocou ao serviço da comunidade e da liberdade.