A igreja matriz de Idanha-a-Nova recebe esta sexta-feira, 20 de outubro, a Orquestra Barroca D’Aquém Mar para uma viagem sonora entre 2023 e 1773, ano da fundação do concelho de Lagoa do Algarve.
O repertório inicia com “Pássaros de Lago”, uma encomenda à compositora Teresa Gentil, explorando a musicalidade do canto dos pássaros que habitam as terras de Lagoa, no Algarve e termina com o dueto do final do segundo ato de “L’Eumène”, de João de Sousa Carvalho, estreado há 250 anos.
O programa contempla ainda a suite orquestral de G. F. Haendel, “The Water Music”, originalmente escrita para ser executada sobre o rio Tamisa, em Inglaterra.
Com direção artística da cravista Elsa Mathei e direção musical de Pedro Castro, o concerto de música antiga tem lugar este sábado, 20 de outubro, pelas 21h30, na igreja matriz de Idanha-a-Nova.
Esta é uma iniciativa inserida na Rede Informal para a Difusão da Música Antiga. Um projeto de difusão e promoção de artistas locais no domínio da música historicamente informada, promovido pelo Auditório Carlos do Carmo de Lagoa do Algarve, a Casa das Artes de Famalicão e o Centro Cultural Raiano.