A partir de hoje e até ao próximo domingo, o Teixoso vai acolher mais uma edição dos “Cronheiros”. Uma iniciativa que pretende valorizar o povo daquela vila do concelho da Covilhã com “uma forte componente de valorização da identidade”, refere a organização em comunicado.
Tasquinhas, artesanato, gastronomia regional, os ofícios tradicionais e música são algumas das actividades que fazem parte do programa do certame que arranca hoje. Esta sexta-feira sobem ao palco a banda “Rosa Negra” e o DJ David Santos. Pelas ruas da vila vai também desfilar a marcha popular que se estreou na Covilhã em Junho.
No sábado o palco do salão, no Largo das Moitinhas, recebe as bandas “25 graus” e os UHF. No mesmo dia é também exibido o filme dos “Quadros Vivos” que foram representados no passado mês de Março. Já o domingo está reservado para os artistas locais, com um concerto por Rúben de Matos e Dj Solid State. A apresentação da peça de teatro “Zé Pacóvio”, com a participação de actores amadores do Teixoso e um peddy-paper para testar os conhecimentos sobre a vila são outros dos destaques.
De acordo com a organização “as ruas estão a ser decoradas com as cores da união de freguesias, com esquemas e design criativos, procurando chamar a atenção para a necessidade de reutilização do plástico, para a criação de novos produtos e para a poupança energética, recorrendo ao led, mais eficiente e ecológico”.