O rancho folclórico do Ourondo vai organizar, no próximo sábado, a 16ª edição do festival nacional de folclore. São cinco os grupos participantes nesta iniciativa que tem o apoio da câmara municipal da Covilhã, união de freguesias Casegas/Ourondo e da federação do folclore Português.
Marcam presença nesta iniciativa, para além do grupo anfitrião, os ranchos folclóricos da casa do povo de Ilhavo (Aveiro), Lavradeiras da Trofa (Guimarães), Benfica do Ribatejo (Almeirim) e Lavradeiras da Meadela (Viana do Castelo). A partir das 19:30 decorre um desfile etnográfico por algumas das principais artérias da aldeia. O festival começa às 20:30 no jardim público daquela aldeia.
Fundado em Janeiro de 1937, por iniciativa de Salles Viana e Esmeralda Salvado, dedica-se ao estudo, recolha e preservação das tradições da freguesia “os trajes que usam e as modas que cantam e dançam identificam os usos e costumes do seu povo. Ainda mantém a sua actividade levando o folclore aquém e além-fronteiras” afirma a união de freguesias em comunicado.